A arte brasileira por Jara Cunha em Miami.

 

A cidade do Rio de Janeiro é conhecida mundialmente como um berço de artistas talentosos em diversas áreas, e a artista plástica autodidata Jara Cunha é um exemplo notável dessa rica cena artística. Nascida e criada no Rio de Janeiro, Jara Cunha chamou a atenção com suas obras únicas e expressivas, conquistando reconhecimento nacional e internacional. Desde 1996, ela reside em Miami, Flórida, nos Estados Unidos, onde continua a encantar o público com sua arte.

Artista visual autodidata, Jara Cunha conta que é formada pela Universidade da Vida onde obteve o título de mestre nas artes plásticas de ser feliz. Ela vem construindo sua formação artística há anos por meio de pesquisas sistemáticas na história da arte e estudando e analisando as técnicas de vários artistas contemporâneos como Peter Max Finkelstein, Gurdish Pannu e muitos outros.

Além disso, a vivência multicultural de Miami também influenciou profundamente a obra de Jara. A cidade é um verdadeiro caldeirão cultural, e a artista teve a oportunidade de se envolver com diferentes movimentos artísticos e estilos contemporâneos. Essa diversidade de influências se reflete em suas obras, que mesclam elementos figurativos e abstratos de maneira única. Radicada em Miami, possui um estilo artístico marcante e uma abordagem expressiva em suas obras. Seus temas recorrentes exploram a natureza, a feminilidade e as conexões humanas. Ela transmite emoções intensas por meio de pinceladas ousadas e gestuais, criando composições dinâmicas e envolventes.

Suas obras, carregadas de expressividade e cores vibrantes, despertam a curiosidade e emocionam o público. Além disso, sua projeção internacional contribui para a disseminação da arte brasileira e a valorização da cultura do país no cenário artístico global. Jara se tornou uma referência para outros artistas e tem inspirado uma nova geração a explorar a arte de forma autêntica e audaciosa. Atualmente, Jara é reconhecida por suas pinturas que transmitem uma energia pulsante e uma explosão de cores. Sua arte é uma expressão de sua identidade multicultural e uma forma de explorar as possibilidades infinitas do mundo das cores. O uso das cores é uma das características mais distintivas do trabalho de Jara. Ela combina tons vibrantes e contrastantes, criando uma paleta exuberante que reflete sua personalidade e energia. Além disso, Jara incorpora texturas e camadas em suas pinturas, proporcionando uma sensação tátil e tridimensional às suas obras. Mesmo estando em Miami, Jara mantém viva a influência da cultura brasileira em suas criações. A riqueza cultural brasileira permeia suas obras, trazendo uma identidade única e uma conexão com suas raízes. Sua abordagem artística busca desafiar os limites da expressão, combinando técnicas tradicionais com experimentações contemporâneas.



Jara é conhecida por sua ousadia em explorar novas formas de representação, mesclando abstração e figurativismo de maneira harmoniosa e provocativa. Suas criações são uma expressão autêntica de sua visão de mundo e sua interpretação do universo artístico.  Desde sua integração na cena artística de Miami, Jara estabeleceu colaborações com outros artistas locais, promovendo a troca de ideias e a criação de trabalhos conjuntos. Essas parcerias enriqueceram sua própria prática artística e resultaram em exposições colaborativas que foram bem recebidas pelo público e pela crítica.

Sua paixão pela arte e seu compromisso em apoiar outros artistas têm contribuído para o florescimento de uma comunidade artística cada vez mais vibrante em Miami. O legado de Jara, a artista plástica carioca radicada em Miami, é evidente em sua influência inspiradora sobre artistas mais jovens. Sua abordagem criativa única e seu compromisso com a expressão autêntica têm sido fonte de inspiração para uma nova geração de artistas.

Quanto às perspectivas futuras, Jara tem planos ambiciosos para continuar expandindo seu legado. Ela busca explorar novas formas de expressão artística, experimentando técnicas e materiais inovadores. Além disso, Jara tem o objetivo de levar sua arte para além das fronteiras, participando de exposições internacionais e colaborando com artistas de diferentes partes do mundo. Sua dedicação em expandir seu alcance e deixar um impacto duradouro no mundo da arte promete um futuro brilhante e cheio de realizações.

A artista está constantemente explorando novas formas de criar obras que se inspiram nas expressões femininas e na cultura africana e indiana, as quais são feitas com técnicas mistas e cores vibrantes que sempre expressam seu jeito artístico atmosférico de ser. Caminhando no campo das artes, Jara Cunha busca nutrir as almas com o mesmo intenso amor, respeito e gratidão pela vida que a inspira a produzir suas telas. Ela também busca usar seu talento junto com as técnicas de arteterapia em um trabalho voluntário para ajudar quem precisa. Jara Cunha é esposa, mãe e avó.